Contribuir para o desenvolvimento social, económico e tecnológico, e para a preservação ambiental, difundindo informações qualificadas sobre o uso racional e eficiente de energia. Tentando desenvolver uma actividade junto dos diferentes sectores económicos e dos consumidores, visando a racionalização dos respectivos comportamentos energéticos, a aplicação de novos métodos de gestão de energia e a utilização de novas tecnologias.

Promover o aumento da eficiência energética por via da introdução de novas tecnologias e da mudança de comportamentos, persuadindo à gestão e utilização racional de energia, como forma de representação de um potencial na redução do consumo.


Executando um plano de actuação e de investimento que têm por objectivo a redução dos consumos e consequentemente a redução da factura energética.

A iluminação tem um peso muito significativo na totalidade do consumo de energia eléctrica do sector doméstico e no sector dos serviços, 12% e 20%, respectivamente. Este peso da iluminação na sociedade constitui um desafio para a aplicação de medidas de eficiência energética, face ao potencial de economia que representa e que urge aproveitar.
Hoje em dia existem, na área da iluminação e para o mesmo tipo de utilização, alternativas no mercado com diferentes níveis de eficiência energética. A aplicação de uma tecnologia LED, é uma medida que promove a utilização mais racional da energia e visa motivar o consumidor de energia para uma opção mais eficiente e globalmente mais económica e, ainda, compensar os custos decorrentes do consumo ineficiente de energia.
Neste trabalho irá ser analisado o que pode ser feito para diminuir o consumo de energia eléctrica na iluminação e estudar alternativas para a redução de energia por meio de tecnologia LED, sendo esta uma tecnologia ainda muito recente, mas que possuiu grandes vantagens em relação às lâmpadas convencionais, presentes actualmente na instalação.
De forma a avaliar as vantagens da introdução da tecnologia LED em substituição das lâmpadas usuais, serão considerados cenários de estudo que se revelam fundamentais à compreensão e justificação da proposta de alteração das lâmpadas existentes por tecnologia LED, envolvendo no processo todos os dados disponíveis, para efeitos de simulação.

 

Link de interesse:

 
A.A.S. – Sociedade Portuguesa de Inovação Ambiental | WRC - Tecnoparque da Curia 3780-544 Curia | Fax. 231 519 711 | info@aas-inovamb.pt